logomarca
  • Você está em:
  • Página inicial »
  • »
  • Quando o propósito de Deus vem à luz!

Quando o propósito de Deus vem à luz!

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

 

QUANDO O PROPÓSITO DE DEUS VEM À LUZ!
Rute 1.1-17

1  E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2  E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3  E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4  Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5  E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6  Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7  Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8  Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9  O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
10  E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
11  Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
12  Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
13  Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.
14  Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15  Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
16  Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
17  Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.          
 
Introdução: Noemi foi uma mulher tremendamente usada por Deus. Apesar de ter um marido insensato. Ela resolveu voltar para o propósito de Deus. Para você entender melhor a história deixe eu lhe contar o contexto.
            Noemi era casada com um homem chamado Elimeleque, e tinha dois filhos que se chamavam, Malom e Quiliom. Eles moravam em Belém, e quando houve fome em Belém eles foram para Moabe em busca de pão.
            Acontece que a fome que o povo estava passando era permitida por Deus para forçar o povo a se voltar para o Senhor. Mas como muita gente que foge do tratamento de Deus, esse homem pegou a família toda e foi para Moabe um povo pagão.
            A palavra Belém vem de duas palavras hebraicas que significa CASA DE PÃO. Eles moravam na casa de pão e saíram para buscar pão em Moabe. E lá tudo de errado que poderia acontecer aconteceu.
            Primeiro, o marido morreu! Depois os filhos casaram com mulheres moabitas que era proibido por Deus. Por último morreram também os dois filhos e ficou a mulher sem arrimo, sem sustento e com duas noras para sustentar.
            Noemi sofreu as consequências da insensatez de seu marido. Infelizmente tem maridos insensatos que expões sua família a coisas terríveis e a dificuldades desnecessárias. 
           
            Vendo-se nessa situação, ela resolveu voltar para Belém e é aqui que começa a nossa história. Porque no dia que ela tomou essa decisão ele se tornou um canal de Deus para trazer a luz um propósito profético do Senhor, extremamente importante.
 
            Nessa volta nós vamos encontrar três personagens importantes que vão ajudar a trazer a luz o propósito de Deus. Todos os personagens apontam para um tipo de evento inevitável na vida de um homem ou uma mulher de Deus. Vejamos pois:
 
           
F.T.: Em primeiro lugar, o propósito de Deus vem à luz...
I – QUANDO HÁ SEPARAÇÃO (Vv.12-14)
Rute 1.12-14
“12   Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13   esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
14   Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra...”
 
1.1.   Observe bem o que está acontecendo aqui. A mulher está viúva, e resolve voltar para sua cidade natal.
1.2.   Em princípio as duas noras dizem que voltariam com ela. Mas Noemi insiste para que elas não façam isso, que cada uma siga o seu rumo. Na verdade aquelas palavras de Noemi foi um teste para suas noras. E diante da oportunidade, Orfa com um beijo se despediu de sua sogra e foi embora cuidar dos seus interesses pessoais.
1.3.   Eu sei que no meio evangélico se pensa que Deus une e o Diabo separa. Mas precisamos entender melhor essa questão. Divisão não é de Deus, mas separação é de Deus. Ás vezes para que o propósito de Deus possa se cumprir tem que haver uma separação (Obviamente não me refiro a separação conjugal quando a pessoa é casada de fato) A Bíblia está cheia de exemplos de separações que aconteceram no passado.
 
a)       Na Criação do Mundo: Os primeiros atos de Deus na criação do mundo foi operar a separação para que houvesse harmonia..
·           Gênesis 1.4 fez separação entre noite e dia
§   Gênesis 1.6 fez separação entre águas de cima e águas debaixo
§   Gênesis 1.9 – fez separação entre águas e terra
 
b)       Abraão e Ló: Houve um dia em que Abraão e Ló não puderam andar mais juntos –Gn.13.8,9
 
·        A palavra Ló significa véuLó era um véu na vida de Abraão que estava forçando o aborto dos planos de Deus. Até o dia em que Abraão deu a Ló a oportunidade de escolher. Ló achou que ele decidiu separar-se de Abraão. Mas na verdade Deus o removeu para que o propósito de Deus com Abrão não fosse abortado.
·        Preste atenção no que vou falar. Deus só mostrou a visão da promessa a Abraão, quando se separou de Ló.– Gn.13.14,15
 
c)         Isaque e Ismael: Deus mandou que os meninos fossem separados porque o filho da promessa não deveria ser criado com o filho da escrava. – Gn.21.8-14
 
d)          Esaú e Jacó: Eram irmãos gêmeos, mas não puderam andar juntos para que o propósito de Deus não fosse abortado da vida de Jacó. Gn. 33.12-17.
·      Eles seguem por caminhos diferentes.
 
1.4.   Queridos muitas vezes Deus permite a separação para que seu propósito venha à luz. Os exemplos acima citados são suficientes para nos mostrar que tem uma hora que devemos deixar Orfa partir.  Ou mandar embora os Orfas que estão atrapalhando o crescimento de nossa vida.
 
1.5.   Eu sei que ninguém gosta de lidar com a deslealdade, mas é necessário que a deslealdade seja manifesta para que possa ser removida da nossa vida.
 
·        Preste atenção. Orfa tinha que ir. Porque o coração de Orfa não era leal. Orfa é a pessoa que só caminha com você enquanto é conveniente para ela. Enquanto se dá bem.
·        Além do mais cuidado, repito CUIDADO, para que você não esteja sendo um ORFA na vida de alguém; só está com alguém porque está se dando bem, por causa de casa e comida e uma cama.
·        Se isso esta acontecendo; VOCÊ está impedindo o propósito de Deus em sua vida.
·        Você precisa deixar Deus remover de sua vida aquelas pessoas que estão impedindo o cumprimento do propósito de Deus
·        Coloque isso no seu coração. Nem todos andarão toda a vida com você. Algumas pessoas precisam de fato sair da sua vida para que você possa romper em Deus.
·        Noemi não poderia cumpri o propósito de Deus se Orfa permanecesse em sua vida. Porque Orfa era uma pessoa centrada no seu próprio umbigo. Ele só se preocupava consigo mesma. Orfa queria casar, fazer a vida.   
·        Houve um dia em que Orfa teve que sair da vida de Noemi para que o propósito de Deus viesse a luz em sua vida.
·        Não dá para andar com todo mundo.
·        Se você continuar andando com as pessoas erradas você vai andar no caminho do erro. Porque não existem relacionamentos neutros. De alguma forma o que você recebe vai influenciar a sua vida.
·        Não fique chorando quando Orfa for embora. Apenas deixe-a ir. Não tente segurar. Deixe partir!
·        Orfa são aquelas pessoas que têm a unção da Xuxa.  Na hora que a coisa aperta ela diz: “Beijinho, beijinho, tchau, tchau!” Você não pode reter Orfa.  Pessoas assim precisa deixá-la partir.
·       Guarde isso no seu coração: Para que o propósito de Deus se cumpra em sua vida, algumas pessoas precisam ser removidas de sua vida.
           
F.T.: Em segundo lugar, o propósito de Deus vem à luz...
II - QUANDO HÁ UM AMBIENTE DE ALIANÇA:
       2.1. Se por um lado Orfa se mostrou uma pessoa desleal por outro Deus colocou também uma Rute em sua vida. E quem é Rute?
      2.2. Rute é alguém que Deus coloca como refrigério em sua vida, para permanecer ao seu lado quando Orfa vai emboraRute é aquela pessoa que está comprometida com uma aliança espiritual que é mais forte do que as circunstâncias.
       2.3. Rute é alguém que é levantando por Deus para apoiar quando você não tem nada a oferecer. Gente que está ali por causa de uma palavra de Deus, de uma convicção de Deus. Gente que não está ali, por causa de amizade apenas ou por conveniências pessoais.  
      2.4. E você precisa entender que muitas vezes Deus vai colocar alguém de aliança que será Rute na sua vida. Mas muitas vezes ele vai levantar você para ser Rute na vida de alguém.
     2.5. Diferente da atitude de Orfa veja as palavras de Rute:
 
Rute 1.14-18
“14   Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15   Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16   Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17   Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18   Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.”
 
 
       2.6. Veja o nível de aliança de Rute. As suas palavras são tão fortes que podem ser aplicadas aos votos de casamento sem nenhum prejuízo. E a pessoa que entender o coração de Rute entende as implicações de uma vida de aliança:
·         Onde quer que tu fores, irei eu;
·         Onde tu pousares, pousarei eu;
·         Teu povo será meu povo;
·         Teu Deus será o meu Deus;
·         Nós temos uma aliança que onde fores sepultada ali serei eu também.
 
·        Você precisa estar associado às pessoas que estão buscando a mesma coisa que você. E Rute foi a pessoa que se associou ao Noemi.
 
Ilsut.:
Rute viveu na prática o que diz o ditado: “Quem comigo come o filé rói o osso!”
 E ela comeu passou os tempos bons, mas quando não era mais vantajoso para ela continuar com Noemi ele ainda assim decidiu andar no princípio da honra e manter a aliança com a sua sogra.
 
·  Sabe o que é interessante nessa história? Depois que Orfa partiu você nunca mais ver falar em Orfa. Mas Rute se torna um personagem importantíssimo para o cumprimento do propósito de Deus que era trazer o Messias ao mundo.
· Vamos entender isso melhor no próximo tópico
 
 
F.T.: Em terceiro lugar, o propósito de Deus vem à luz...
III – QUANDO ALCANÇAMOS O  FAVOR DO SENHOR Rt.2.1-13)
Rute 2.1-13
1  E TINHA Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.
2  E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.
3  Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
4  E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco. E disseram-lhe eles: O SENHOR te abençoe.
5  Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6  E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
7  Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
Boaz fala a Rute benignamente
8  Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.
9  Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.
10  Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
11  E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
12  O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
13  E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, SENHOR meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das tuas criadas.
     
       3.1. É interessante que no caminho de Rute aparece um home chamado Boaz que vai usar de misericórdia e demonstrar favor para com ela.
        3.2. Quem é Boaz? Boaz é aquele que Deus levanta para investir em sua vida. Boaz é alguém que vem como resposta de Deus a uma vida de honra.  Boaz é alguém que vem para Redimir Rute de uma situação de dificuldade e torna-se canal da bênção de Deus na vida dela.
      3.3.  Eu quero que você entenda que Orfa e Rute apontam para dois princípios de vida. Uma decide honrar abençoando com a única coisa eu podia oferecer: a sua companhia.  A outra viveu os momentos bons, desfrutou da prosperidade, mas na hora do luto, foi tocar a sua vida.
 
* Tem gente que é assim. Ela está sempre interessada em ser abençoada, em participar das bênçãos, mas tem pouca disposição em abençoar.
*             Quando Orfa viu a sogra falida, desdentada, sem ter onde cair morta, ela pensou: eu vou me embora!
 
* Mas Rute disse a Noemi: “Não me interessa se você está amarga ou doce. O que interessa é que onde tu fores  irei eu, onde pousares pousarei eu, teu povo será meu povo e teu Deus será meu Deus.  Você tem uma companheira pelo resto da sua vida.”
 
·           Toda pessoa que vive no princípio da honra, um dia vai encontrar alguém que vai decidir investir em sua vida. Essa é a unção de Boaz que virá sobre a sua vida!
·           Você só entende o que é isso, quando você não é nada, não tem nada, não pode nada e alguém do nada resolve investir em sua vida.
·             Boaz é a unção do favor que vêm de graça sobre a vida de uma pessoa. A unção do investimento.
·           Você vai encontrar alguém que vai decidir gostar de você. Alguém que vai com a sua cara e vai começar a investir em sua vida sem segundas intenções.
·           Você vai encontrar alguém que vai gostar de você e vai fazer algo por você. E quando essa pessoa encontrar você, sua história via mudar.
·           A unção de Boaz é a unção que honra o desprezado, o humilhado, o que não tem nada, o que precisa de tudo. A unção que te favorece quando ninguém aposta em você.
·           Sua vida vai mudar tanto, que um dia as pessoas vão olhar para você e vão dizer:“Quem te viu quem te vê”, “Quem diria?”
·           Às vezes você olha para si mesmo e diz: “Senhor eu não tenho ninguém por mim.” Mas nesse tempo, Deus vai levantar um Boaz na sua vida. Alguém que se levantará para investir em sua vida de graça. Alguém que vai tirar você da situação em que você está e vai mudar os rumos da sua vida. 
·           A unção de Boaz está sobre a sua vida.  Fique atento, o seu Boaz está a caminho.
·           A unção de Boaz muitas vezes é uma unção financeira para trazer à luz o propósito de Deus. Portanto, fique atento, porque Deus vai colocar recursos em suas mãos. Deus vai fazer chegar recursos em sua mão com o propósito de trazer à luz o propósito de Deus. E se você entender isso você viverá o resto de sua vida debaixo do favor de Deus.
 
Conclusão:  O final dessa história é interessante. Depois que Orfa abandona Noemi, nós não vemos falar mais nada dela. Ela desaparece. Mas Rute vai encontrar um Boaz. Boaz vai ter atitudes de generosidade para com ela, vai casar com ela e através desse casamento virá à luz a ascendência do Messias.
 
Rute 4.13, 16, 17
“13Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.
16   Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.
17   As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”
 
O propósito de Deus era trazer à luz o Messias. E para que Noemi entrasse nessa história, algumas coisas precisaram acontecer na vida dela:
a)       Orfa teve que sair;
b)      Rute precisou permanecer
c)       Boaz precisou aparecer
Deixe seu comentário
  • PRESBITERO NARCISO (NARCISO.ESPOSA.ANTONIA@GMAIL.COM) 2014-05-19 11:35:27:
    OBRIGADO PELA A PALAVRA DE DEUS

Parceiros

Vinha Social Radicais Kids Vinha FM Videira Cuiabá Videira Goiânia Radicais Livres